Análise Corporativa na Análise de Negócios
A área de conhecimento da Análise Corporativa descreve as tarefas que o Analista de Negócio (AN) deve realizar, como a identificação das necessidades do negócio.
O AN deverá realizar as seguintes atividades:
Se refletirmos um pouco, precisamos ter uma visão macro das necessidades do negócio, quais são os medos ou preocupações das partes interessadas antes de avançarmos. Caso contrário, segundo o Babok as atividades abaixo não possuirão informações necessárias para a continuidade do processo:
Além das atividades de análise de requisitos, o Analista de Negócio precisa ter uma visão geral de toda a corporação, estar atendado sobre mudanças no setor, nas leis que regem seu segmento de atuação.
Espero que tenham gostado do texto e recomendo a leitura do capítulo 5 do Babok, lembrando que temos o link direto para o Babok ao lado direito do site.
O AN deverá realizar as seguintes atividades:
- Definir a necessidade do negócio
- Avaliar os gaps e capacidades (oportunidades)
- Determinar qual é a abordagem da solução
- Definir o escopo da solução
- Definir o Business Case
Se refletirmos um pouco, precisamos ter uma visão macro das necessidades do negócio, quais são os medos ou preocupações das partes interessadas antes de avançarmos. Caso contrário, segundo o Babok as atividades abaixo não possuirão informações necessárias para a continuidade do processo:
Definir a necessidade do negócio
O AN deverá definir em conjunto com as partes interessadas o porque de uma mudança na capacidade ou no sistema organizacional.
Muitas vezes a mudança pode ocorrer com fatores externos, como exemplo uma nova lei foi criada que afeta diretamente o negócio, ou, reclamações de clientes, até mesmo o desenvolvimento de um novo produto.
As mudanças poderão vir:
- Do alto escalão para baixo (Top-down)
- De clientes para o alto escalão (Down-Up)
- De necessidade do negócio. Ex: uma nova coluna em um relatório para a equipe gerencial.
- Do mercado em geral motivado pela concorrência.
Avaliar os gaps e capacidades (oportunidades)
O AN deve identificar as novas capacidades que a organização precisa para atender à necessidade de negócio.
Durante as entrevistas o AN identifica quais as lacunas (gaps) que existem, propondo melhorias - se for possível - para atender as demandas da organização. Normalmente as atuais capacidades atendem parcialmente (ou não) as necessidades do negócio.
Neste momento o AN deverá identificar qual será o cenário de mudança que será preciso realizar, podendo ser em cada componente da organização, podendo mas não limitando os processos de negócios, funções, linhas de negócios, estruturas organizacionais. É claro que dependendo do modelo de empresa estas sugestões podem não ser aceitas, por ter uma resistência a mudanças .
O Babok recomenda o uso das técnicas descritas no capítulo 09 do mesmo para que seja possível a obtenção das informações, como análise de documentos, análise swot, etc.
Determinar qual é a abordagem da solução
A abordagem da solução deve ser feita com o intuito dela ser a mais viável para atender as necessidades da organização.
Para planejar como será adotado a abordagem é preciso ter as necessidades de negócio, saber como a realizar a abordagem conforme os padrões da organização e quais as capacidades necessárias para atender a demanda.
Nesta etapa o AN deverá ter as novas capacidades priorizadas, suposições e as possíveis restrições das novas mudanças, dando um passo a frente do projeto, prevendo qualquer cenário para evitar que um esforço seja realizado sem a necessidade. Por exemplo, a lei que exigia a mudança foi cancelada, desta forma a mudança não será necessária.
Definir o escopo da solução
Definição das novas capacidades do projeto que serão entregues, podemos associar nesta etapa ao Product Backlog do Scrum.
Precisamos ter nesta fase os seguintes elementos:
- O escopo da análise que possuí o contexto do que será realizado;
- Quais as capacidades suportadas para atender a solução;
- Quais serão os itens que serão entregues individualmente ou em conjunto (item de backlog prioritário ou poderá ser inserido em outras atividades da sprint).
Definir o Business Case
Determinar se a organização pode justificar o investimento necessário para entregar a solução proposta.
Aqui o AN deverá defender o porque o projeto deverá ser desenvolvido e levado para frente, mesmo em muitos casos que você possui uma grande quantidade de justificativas, evidências e afins para que o projeto seja aprovado, você receberá um negativa, não se decepcione, entenda que o mercado é assim e você como Analista fez o seu papel.
Os elementos para o Business Case são:
Benefícios: Como mensurar os ganhos quantitativos e qualitativos?
Benefícios: Como mensurar os ganhos quantitativos e qualitativos?
Custos: Estimativa total dos custos, tanto do investimento ou por falta do mesmo. Ex: multas por falta de implementação da solução, etc.
Avaliação do Risco: Se o projeto não for feito qual o risco? O que a organização deixa de ganhar com isso?
Medição dos resultados: O Business Case não se limita apenas entre Beneficio X Custo, ele precisa ter uma visão de como será acessado e avaliado.
Conclusão
Além das atividades de análise de requisitos, o Analista de Negócio precisa ter uma visão geral de toda a corporação, estar atendado sobre mudanças no setor, nas leis que regem seu segmento de atuação.
Desta forma ele estará um passo à frente das necessidades do negócio.
Espero que tenham gostado do texto e recomendo a leitura do capítulo 5 do Babok, lembrando que temos o link direto para o Babok ao lado direito do site.
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