Competências Fundamentais que o Analista de Negócios precisa ter

Competências fundamentais
Competências Fundamentais que o Analista de Negócios precisa ter

Em diversas vagas de emprego que tenho analisado na internet, procuram de forma diferentes as competências para um Analista de Negócio. Não estou entrando no mérito de sistema gestores, ramo de atividade; Mas sim no que se espera deste profissional.


Segundo o Babok é preciso ter em uma visão macro cinco itens:


  • Pensamento Analítico e Resolução de Problemas
  • Características Comportamentais
  • Conhecimento de Negócios
  • Habilidades de Comunicação
  • Habilidades de Interação
  • Aplicativos de Software


Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre estes itens.


Pensamento Analítico e Resolução de Problemas


O titulo proposto neste tópico nos dá o entendimento para o raciono lógico e foco na solução do(s) problema(s). Em minha opinião isto vai além, aonde a assertividade, inovação e o ambiente devem possibilitar você a experimentar formas de condução do seu trabalho. Muitas vezes temos que nos adaptar ao ambiente que às vezes não nos permite conduzir o trabalho da forma que estamos acostumados a realizar. Vale ressaltar que o Analista de Negócio deve dar suporte aos envolvidos e auxiliar na forma que os outros tomem decisões, entenda auxílio e não persuasão.

No livro “Um ‘Toc’ na Cuca” de Roger Von Oech de 1988, no capítulo “Brincar é falta de seriedade”, citando o livro:


Um cliente meu um arquiteto de computadores, diz o seguinte sobre o assunto: “Brincar é o que eu faço para ganhar a vida; o trabalho só entra quando preciso organizar os resultados da brincadeira”. Ele sabe que existem dois lados no processo criativo. O lado divertido possibilita que ele experimente várias abordagens (algumas tradicionais, algumas fantasiosas e outras loucas, talvez) para saber o que funciona e o que não funciona e usar esse conhecimento para gerar novas ideias.

Este livro em 1988 já tinha a visão que as grandes empresas de hoje adotaram, como exemplo de inovação e crescimento, podemos citar Google, Facebook, Twitter, empresas que dão a liberdade para o ócio criativo e cobram por resultados.


Características Comportamentais


O Analista de Negócios precisa Ética profissional – e todos os envolvidos devem ter sempre em mente – saber aceitar seus erros e aprender com ele; tomar decisões se baseando nos interesses de todos os envolvidos. Ser organizado e cumprir as metas pré-estabelecidas e acordadas entre os envolvidos, identificando se existem “gap’s” que necessitam de tempo para sua execução posterior e, o mais importante é ser Confiável.


Conhecimento de Negócios


Como dito no tópico sobre o Pensamento Analítico, cada Organização possuí um regra de negócio diferente, mas todas elas possuem uma base igual às demais, todas as empresas possuem um departamento de RH, Ti, Financeiro, mas as suas regras se aplicam diferentes de acordo com o seu ramo de negócio.

O Analista precisa entender e compreender o segmento de mercado da Organização em que atua, saber quais os órgãos reguladores, desta forma poderá identificar ameaças e oportunidades, tendências e o que seus clientes dizem sobre o(s) produto(s) oferecidos pela Organização e concorrência – Benchmark.


Habilidades de Comunicação


Além de escrever e falar bem, o Analista deve em suas redações parafrasear o que foi dito para dar mais ênfase ao que foi dito em suas documentações.

Se preparar para reuniões, isto é fazer as lições de casa sobre o assunto que será abordado.

Saber lidar com as emoções e problemas críticos e saber conduzir esta situação de maneira calma e racional em conjunto com as possíveis soluções – desespero nunca é bem visto.


Habilidades de Interação


Ser um facilitador é um papel do Analista de Negócio, logo ele precisa moderar discussões, conduzir entrevistas, reuniões com o proposito de obter informações para um determinado problema ou solução. Em muitas reuniões é importante saber que as opiniões adversas servem de alertas de problemas existentes ou futuros e, em meio às discussões as soluções podem aparecer cabendo ao Analista estar atento aos debates. 


Aplicativos de Software


Apresentações, planilhas e edição de texto, são à base de trabalho de um Analista, no sentido de vender o conhecimento sumarizado para as partes envolvidas, mas existem outros programas que você utiliza como exemplo ferramentas de gestão de conhecimento (SharePoint, Intranet, Extranet, Rede Social da empresa, etc.) permite você obter e compartilhar o conhecimento com todos.

Espero que tenha gostado do tópico e como sempre, recomendo a leitura do Capitulo 8 do Babok, pois meu intuito é expor de forma sucinta o capítulo em questão.
Se você gostou, compartilhe com seus amigos, caso tenha alguma sugestão comente abaixo.
Até a próxima.
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