Brainstorming (toró de palpites) - Técnicas para Análise de Negócio

Processos e o analista de negócios
Conforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a terceira técnica que é uma excelente forma de obter novas idéias e fomentar o pensamento criativo.






O Brainstorm¹ ou como dito popularmente "chuva de idéias" é uma técnica que foca no pensamento criativo, fomentando em seus participantes a criação de novas idéias e soluções para um problema ou criação de um novo produto.

Antes de continuarmos é importante ressaltar que a única palavra que deve ser evitada em um Brainstorm é o não. Pois o não realiza um bloqueio mental nos demais participantes, que ao ouvir uma idéia, mesmo que sem "pé nem cabeça", pode dar ao próximo participante a solução que se está procurando. Então vale ressaltar, evite utilizar a palavra NÃO em suas reuniões de Brainstorm, além de evitar o bloqueio do pensamento criativo, deixa o clima da reunião mais agradável, provavelmente evitando até que os participantes constrangidos .

  • O Analista deve definir um tempo para a sessão de Brainstorm, com o intuito de evitar que se gaste mais tempo do que o necessário. Se você já participou de uma sessão de Brainstorm, sabe como o tempo passa rápido.
  • Convide pessoas que tenham conhecimento sobre o assunto, o recomendado pelo Babok é entre 6 a 8 pessoas. 
  • Alinhar qual o objetivo do Brainstorm com os participantes, com o intuito de não desviar  o foco durante a sessão.
  • Definir com os participantes quais serão os critérios para avaliação e criação do Ranking das idéias.
  • Conforme o Brainstorm vai acontecendo é importante anotar as idéias para todos possam ter como referência o que foi dito, possibilitando o nascimento de novas idéias.
  • Não imponha um limite de idéias por pessoa, isto poderá bloquear o pensamento criativo de todos os demais participantes.
  • Ao final da sessão, compile as melhores idéias conforme o ranking e distribua para os envolvidos - se necessário.

Quais são as vantagens de utilizar esta técnica?

Em uma sessão de Brainstorm é possível obter várias idéias e soluções para um problema ou criação de um novo produto.


Quais as são as desvantagens?

Depende da criatividade ou da disposição dos participantes, políticas organizacionais ou até de relacionamentos interpessoais.

¹Brainstorm: Tempestade de idéias, dinâmica de grupo. Fonte: Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio

Business Model Canvas (BMC) ou Modelo de Negócio utilizando Canvas