Dicionário de dados e glossário - Técnicas para realizar um bom trabalho

Como associação podemos dizer que o domínio de negócio se lembra uma "tabela" de banco de dados, porém não é correto dizer isto.
O Dicionário de dados e o Glossário, são utilizados como niveladores de conhecimento sobre o negócio, identificando e definindo toda a terminologia utilizada pela organização ou uma unidade organizacional.
O Glossário documenta os termos técnicos únicos para o domínio, desta forma toda vez que um termo ou apelido for utilizado em algum documento todos terão o conhecimento sobre o assunto;
O Dicionário de dados incluem as definições padrões para seus elementos e dados, seus valores permitidos;
Existem dois tipos de dados:
- Primitivos
Algumas informações precisam ser registradas neste tipo de dado, sendo:
Nome: O nome deve ser único para cada elemento de dado;
Apelido: É um nome alternativo para o elemento utilizado;
Valor ou Significado: Lista de valores possíveis, podendo ser expresso como uma lista Enumerada, Ex: Lista de Estados;
Descrição: Definição do elemento de dados dentro do contexto da solução ou projeto. - Compostos
Dados compostos são a partir de elementos Primitivos, sendo que estes incluem:
Sequências: Exibe os dados primitivos em ordem.
Repetições: exibe que um ou mais elemento devem ocorrer múltiplas vezes no elemento composto;
Elementos Opcionais: podem ou não ocorrer em uma instância particular do elemento;
Considerações Finais
Quando utilizado corretamente o Dicionário de dados e o Glossário, garantimos que o conhecimento será disseminado entre as partes interessadas. É extremamente importante armazenar estas informações em um único documento, evitando as informações não sejam localizadas.
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