Business Model Canvas (BMC) ou Modelo de Negócio utilizando Canvas


No último dia 03 deste mês, participei do workshop do IIBA em São Paulo.

O tema deste workshop foi "Business Canvas", uma técnica que vem sendo empregada já há algum tempo no mercado e principalmente por Startups. Neste evento realizamos o "mão na massa" de como aplicar esta técnica tendo como "cliente" o próprio IIBA.


O Canvas é dividido nove unidades, sendo cinco delas voltadas exclusivamente para o valor que será gerado para o seu cliente.

As quatro áreas restantes são voltadas para o seu negócio e, devem responder uma pergunta no geral "como fazer para atender o valor proposto".


O modelo abaixo é o resultado do trabalho realizado no workshop, a seguir, abordarei cada unidade. 



Como começar?

Devemos iniciar o preenchimento do Modelo da direita para a esquerda, começando pelo Cliente - o foco deste Modelo será sempre o Cliente.

Você pode estar se questionando: "mas por quê"?

Ao começar pelo Cliente, te faz pensar fora da caixa, este exercício faz com que apareçam novas oportunidades de negócio ou melhorias nos produtos atuais.

Ao pensar no Cliente você quebra a rotina, onde por padrão, iriamos analisar o processo dentro "de casa", para só assim chegar no Cliente. 

9. Segmentos de Mercado

Neste item devemos pensar em quem a nossa proposta de negócio irá atingir. 

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Para quem você ou sua empresa irá criar valor?
Quem são seu clientes mais importantes?

Quais os segmentos serão atendidos?

8. Propostas de Valor

Aqui devemos pensar no valor que nossa proposta irá entregar, sendo um ou mais valores para os segmento(s) identificado(s) na etapa anterior. 

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quais são os valores entregues para o Cliente?
Qual problema você está ajudando a resolver?
Que pacotes de produto e serviço oferecemos para Segmento de Cliente?
Qual necessidade do cliente estamos satisfazendo?

7. Canais

Os canais são o meio de distribuição / entrega da proposta de valor.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Como será entregue o produto ao seu Cliente?
Como gostaríamos de atingi-los?
Como podemos alcança-los agora?
Quais funcionam melhor?

6. Relações com Clientes

O Cliente é a razão de viver de sua Proposta de Valor, desta forma, este item te faz pensar quais serão os meios de relacionamento com o seu cliente, seja via site, call center, pessoalmente, etc.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quais os tipos de relacionamento que temos com os Clientes?
Quão caro são os nossos clientes?
Quais segmentos esperam para estabelecer e manter com eles?

5. Fontes de Renda

Aqui iremos pensar em como gerar renda com a nossa proposta de valor.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Por quais valores nossos clientes estão realmente interessados em pagar?
Por quais eles pagam atualmente?
Como eles gostariam de pagar?
Como cada fluxo de receita contribui para a receita globa?

4. Recursos Chave

Aqui identificamos quais os recursos são necessários para manter a sua proposta de valor. Ou identificando a necessidade de novos recursos.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quais recursos-chave nossa Proposta de Valor requer?
Nossos canais de distribuição?
Relacionamento com Clientes?
Fontes de receita?

3. Atividades Chave

Aqui identificamos quais as atividades são necessárias para manter a sua proposta de valor.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quais atividades-chave nossa Proposta de Valor exige?
Nossos canais de distribuição?
Relacionamento com Clientes?
Fontes de receita?

2. Parcerias Chave

A minha proposta de valor exige parcerias das quais não possuo todo conhecimento? 
Como no exemplo do IIBA, o modelo de negócio é "base de conhecimento", porém necessitam de parcerias como:

 - Hospedagem e manutenção do seu portal;
 - Divulgação de palestras e workshop online com a CursEduca
 - Infraestrutura (espaço físico, equipamentos, etc) cedido pela Fundação Vanzolini.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quem são nossos principais parceiros?
Quem são os nossos principais fornecedores?
Recursos-chave que estamos adquirindo de parceiros?
Principais atividades que os Parceiros realizam?

1. Estrutura de Custos

Neste item devem ser expostos todos os custos inerentes ao negócio, independente da proposta de valor, no exemplo do IIBA o custo fixo de um contador, pagamento de impostos e a hospedagem do site são as despesas fixas, nos itens em vermelho são futuros custos para atender as propostas de valor do modelo.

Abaixo algumas perguntas de auxilio para reflexão:

Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócios?
Quais os recursos-chave mais caros?
Quais as atividades-chave mais caras?

Aplicativo

Este modelo foi gerado pelo App para android Business Model Canvas, ele permite a exportação do arquivo em JPG ou PDF, baixe agora mesmo pela Google Play.

Espero que tenha ajudado em sua pesquisa e até a próxima.



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