A análise de negócio na vida pessoal é possível?
O casamento deve ter uma estrutura bem definida, com as bases e diretrizes ajustadas antes de se iniciar o projeto de vida à dois.
É muito comum que para este projeto você precise definir:
Onde morar (se irá pagar aluguel ou financiar);
Quantas vagas serão necessárias;
Para onde viajar;
Além disso, existem outras atividades atreladas ao pós-casamento, que são:
- Compra de supermercado;
- Compra de feira (frutas, verduras, legumes, temperos, etc);
- Pagamentos de contas (Água, Luz, TV, Internet, Telefone, Aluguel/Financiamento, carro, etc);
Em certos momentos os colaboradores (você e companheiro(a)) conseguem se ajustar com as atividades, porém em outros momentos como o pagamento de contas geradas pela Casa, coisa que ambos não tinham controle, precisam ser definidas antes do casamento.
Este artigo tem por objetivo sugerir ao casal, uma criação de uma nova conta poupança, sendo esta conjunta e cuja a finalidade ser exclusivamente para os débitos da casa.
Ai você pergunta
Vou criar outra conta para gerenciar minhas contas?
A resposta é "Sim", pois com esta conta o casal deve alinhar um valor mensal ou um percentual sobre o seu salário para depositar nesta nova conta, todas as despesas da casa devem sair desta conta.
Dado o cenário:
João ganha 10 mil reais e Maria ganha 5 mil reais.
Podemos sugerir que ambos poderiam depositar 1mil reais ao mês na conta conjunta da casa;
Mas a Maria poderá dizer que João ganha mais e deveria guardar mais para a casa, ou vice-versa. Nesta situação o João poderá sugerir então que cada um guarde 20% do salário, desta forma, João guardaria 2mil e Maria 1mil.
É importante ressaltar que o valor fixo é igual para ambos e não poderá ser modificado sem prévio acerto entre as partes, o valor em percentual é variável, logo se a Maria passar a ganhar 20mil, ela deverá guardar 4mil ao mês enquanto João manterá os 2mil.
O casamento é um negócio, uma união formal, envolvendo metas e donos do negócio (você e seu cônjuge), se o negócio em questão não estiver indo bem (financeiramente), os donos podem ter atritos e por abaixo algo que levou algum tempo para ser construído.
Espero que este artigo possa servir de auxílio aqueles que pensam em criar sua Empresa em conjunto com quem ama e mitigar possíveis risco, que normalmente são esquecidos ao decorrer da consolidação do projeto.
Sucesso à você!
Comentários
Postar um comentário
Espaço aberto para discussão sobre o assunto abortado neste tópico: