Estimativa em projetos - Técnicas para realizar um bom trabalho

Processos e o analista de negócios
Conforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a décima primeira técnica que sugere como o Analista de Negócio deve realizar as estimativas.



Esta técnica possibilita a previsão de custos e esforços, dos quais são envolvidos na busca do progresso de uma atividade.

A técnica de estimativa e utilizada para desenvolver uma melhor compreensão da possível dimensão dos custos e esforços associados a qualquer iniciativa.

A estimativa e utilizada quando e impossível determinar o custo exato. Não podemos e nem devemos esquecer do proposito da estimativa, que e alcançar uma avaliação razoável dos prováveis custos e esforços requeridos.

O obvio deve ser dito que quanto menos informação, maior a incerteza do valor da estimativa. Conforme a evolução do projeto algumas informações serão captadas, com base nestas novas informações as estimativas podem ser aprimoradas.

O Babok categoriza em oito tipos de estimativas, que serão listadas abaixo:

1) Estimativa Análoga
Normalmente utiliza um projeto como base para o desenvolvimento de estimativas do projeto atual. Este tipo de estimativa e utilizada quando pouco e conhecido sobre o projeto. 
O uso desta técnica de estimativa e frequentemente utilizada para desenvolver uma estimativa de ordem de grandeza (ROM - Rought order of magnitude), tambem conhecida como "Top-down", podendo ser utilizada no inicio do projeto ou em alguma fase. 
Como esta estimativa não nos da uma garantia de tempo, custo precisa, ao longo do projeto será necessário uma nova estimativa.

2) Estimativa Paramétrica
Para utilizar este tipo de estimativa e preciso ter um conjunto de projetos, para que possa comparar com outros projetos. 
Nesta estimativa o parâmetro utilizado sempre e um numero multiplicado por um numero de horas. 
O Babok cita o uso de métodos como Pontos de Função, COCOMO II, pontos de caso de uso e Story Points.

3) Estimativa "Bottom-up"
O Analista de Negocio reúne todos os artefatos que conseguiu trabalhar, dando uma maior previsibilidade da estimativa, uma vez que estes trabalhos são realizados em pequenas partes. 

4) Forma Cíclica 
Esta estimativa lembra o processo do Scrum, as Sprint's, onde exige um maior refinamento das atividades, prevendo as interacoes e/ou o incremento atual. Assim como a Estimativa Análoga ela prevê um tempo para todo o trabalho.

5) Estimativa de Três Pontos
Neste tipo de situação é preciso simular três cenários, sendo:
 - Avaliar qual e o cenário mais otimista ou feliz;
 - Avaliar qual é o pior cenário ou o mais pessimista;
 - Avaliar a estimativa mais provável, não sendo esta uma media das outras duas. Requer que o Analista de Negocio tenha um conhecimento profundo da situação para ser o mais assertivo.

6) Analise histórica
Muito utilizada para as tarefas detalhadas, baseia-se na historia para estimar com uma maior precisão. Por tratar-se de fatos históricos, requer que a organização mantenha um repositório dos arquivos, ou informalmente documentado por projeto. 

7) Avaliação de especialista
Tem como principal base de apoio à opinião de especialistas e no trabalho realizado no passado, podendo fazer parte de uma equipe multidisciplinar, interna ou externa.

8) Estimativa Delphi
É uma combinação das entre o histórico e a avaliação do especialista, reunindo as informações como base na história e compartilhando com os especialistas, chegando ao consenso comum.

Quais as são as vantagens?

Com base nas estimativas é possível que as partes interessadas possam tomar decisões baseadas em resultados prováveis.
Vale ressaltar que alguns resultados podem sofrer variações por time de desenvolvimento, fatores externos como normativas governamentais.

Quais as são as desvantagens?

É comum que as partes interessadas tratem as estimativas como a meta do projeto, assim como os custos e o tempo apresentado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio

Business Model Canvas (BMC) ou Modelo de Negócio utilizando Canvas