Decomposição Funcional - Técnicas para realizar um bom trabalho na Análise de Negócios

Processos e o analista de negócios
Conforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a décima segunda técnica que sugere como o Analista de Negócio deve realizar a decomposição funcional.



Esta técnica como o próprio nome diz, tem como objetivo decompor os processos, áreas funcionais ou até as entregas em partes que os compõem, tendo a possibilidade de analisar cada uma  independentemente.

O que deve ficar claro para o Analista é que o uso desta técnica é garantir que o problema seja dividido em menores partes, deixando mais fácil a analisar esta parte do problema. Desta forma é possível realizar diversas frentes de trabalhos, permitindo que o Analista possa gerenciar projetos maiores.

A decomposição funcional tem como apoio o uso do diagrama de estrutura de projeto (EAP), também conhecido como WBS¹.

Podemos também comparar este processo com a divisão do Backlog e suas Sprints, conforme o Scrum define onde, dividimos uma grande parte ou função do sistema até chegar em um entregável.

A imagem abaixo permite visualizar o esforço necessário para realizar a tarefa de pintar uma sala, o diagrama possui três níveis, porém este pode ter inúmeros níveis, dependendo do nível de abstração do processo.
Fonte: Wikipedia

Quais são as vantagens de utilizar esta técnica?


Possibilita a criação de um modelo conceitual do trabalho que precisa ser desenvolvido, fornecendo para as partes interessadas uma visão consistente do escopo do esforço. Quando tratamos de estimar prazos de uma solução complexa não temos uma precisão sobre o tempo, ao avaliarmos em partes menores temos uma maior precisão quanto ao tempo necessário para cada tarefa.


Quais as são as desvantagens?

Conforme a imersão no diagrama, alguma funcionalidade pode passar desapercebido. Ao decompor é preciso ter conhecimento sobre o que está sendo analisado, caso contrário pode trazer mais complicações na interpretação sobre o problema.


¹WBS: Work Breakdown Structure, fonte Wikipedia.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio

Business Model Canvas (BMC) ou Modelo de Negócio utilizando Canvas