Avaliação e Validação da Solução

Avaliação e Validação da Solução
Esta área de conhecimento nos permite compreender quais são as tarefas necessárias que deverão ser executadas para garantir que a(s) solução(ões) atendam à(s) necessidade(s) do negócio e para facilitar o sucesso durante a implantação.

A Análise de Negócio possuí um papel fundamental na garantia de que o processo de revisão, seleção e desenho da solução seja realizado e maximizando o valor que será entregue para as partes interessadas.

Para que isso seja possível o Analista deve conhecer o ambiente do negócio para que suas propostas sejam assertivas e não afetem este ambiente.

O Analista de Negócio deverá realizar as seguintes atividades:

  1. Avaliar a Solução Proposta
  2. Alocar Requisitos
  3. Avaliar a Prontidão Organizacional 
  4. Definir Requisitos de Transição
  5. Validar a Solução
  6. Avaliar o Desempenho da Solução

Avaliar a Solução Proposta


Cabe ao Analista avaliar se as soluções propostas atendem as necessidades do negócio, mesmo que em partes é preciso saber o quanto a solução atenderá a necessidade.

A solução poderá ser executada como única ou como um mix de soluções propostas, dependendo da realidade do negócio.

É preciso mensurar se a solução entrega (atende) o negócio, justificando a implementação com critérios, normalmente estas etapas ocorrem em customizações de sistemas.


Como entrada o Babok sugere os itens relacionados a A Análise de Requisitos na Análise de Negócios.


Alocar Requisitos


O Analista propões quais os recursos necessários para a realização das atividades relacionadas a solução, nem sempre ele pode decidir quando ou como estes recursos estarão disponíveis, cabendo a negociação com os envolvidos para alocação dos mesmos.

Nesta fase o Analista de Negócio irá distribuir os requisitos das partes interessadas e da solução nos componentes. Os requisitos podem ser distribuídos entre unidades organizacionais - vários sites - funções, pessoas e software.

O Babok cita:

A alocação de requisitos inicia-se tipicamente no início do ciclo de vida do projeto (tão cedo quanto possa ser determinada a abordagem da solução) e irá continuar a ser desempenhada até que todos os requisitos válidos estejam alocados.A alocação tipicamente continua ao longo do desenho e construção de uma solução.

Fazendo um link com o Scrum, esta fase de alocação está ligada diretamente ao cadastro dos Itens do Backlog do Produto, ou como eu costumo dizer PBI do inglês (Product Backlog Item). Pois uma vez que os itens estão cadastrados e detalhados o time poderá selecionar os itens de acordo com o tamanho do esforço necessário para o desenvolvimento das atividades.

O Babok deixa claro a palavra Ciclo de vida, o Scrum trabalha em ciclos de desenvolvimentos, as famosas Sprint's, Desta forma podemos alinhar o desenvolvimento de um software com as melhores práticas do Scrum e Babok.

Como entradas para a alocação o Babok nos recomenda a leitura dos capítulos relacionados ao Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos - Análise de Negócios e 
Análise Corporativa na Análise de Negócios

Avaliar a Prontidão Organizacional 


Esta fase o Analista precisa ter um sentimento se a organização está pronta para fazer o uso da nova solução, pois em muitas situações esta implementação irá mudar o processo da mesma. Para que isto seja evitado é preciso que a comunicação da mudanças e o processo esteja sendo divulgado para os envolvidos, com o intuito de minimizar problemas durante a implantação da nova solução.

Nesta etapa os medos e preocupações do envolvidos devem ser levadas em consideração, fase esta realizada na Elicitação na Análise de Negócios em conjunto com a Análise Corporativa na Análise de Negócios.



Definir Requisitos de Transição


A palavra transição nos dá a visão de mudança com paralelismo, porém existem algumas situações que exige o desligamento de uma solução para que a nova entre em funcionamento.

O Babok nos diz que "Na maioria dos casos, uma solução é implementada em uma corporação para aperfeiçoar ou substituir uma solução existente"

Porém, antes deste desligamento é importante dizer que no planejamento deverá ser mensurado tempo para capacitação de pessoal, testes de migração de informações, desenvolvimento de novas capacidades para atender gap's que são identificados durante esta fase.

Uma das entradas para os requisitos de transição é a etapa anterior "Avaliar a Prontidão Organizacional", quais os requisitos declarados pelas partes interessadas durante a Elicitação na Análise de Negócios.


Validar a Solução


A validação da solução é requerida para garantir que uma solução entregue atenda continuamente às necessidades do negócio. Podemos associar esta frase ao ciclo de vida de um produto (Sprint's e Releases) do Scrum.

Como entradas para a alocação o Babok nos recomenda a leitura dos capítulos relacionados ao Gerenciamento e Comunicação dos Requisitos.



Avaliar o Desempenho da Solução


O Analista após ter realizado as análises, monitoramento, comunicação e implantação, precisa acompanhar o funcionamento da solução.

Compreendendo o valor que ela tem para a organização e assim, identificando novas oportunidades de melhorias.

Sugestões de melhorias podem ser colhidas diretamente com os usuários finais que a utilizam, toda sugestão deve ser analisada e registrada para uma futura implementação.


Conclusão


A Avaliação e Validação da Solução é uma das nove áreas de conhecimento que mais precisam de atenção e conhecimento do Analista, pois depende de várias entradas das demais áreas de conhecimento, tornando-se um fluxo de informações que precisam ser gerenciadas.

Para facilitar o trabalho do Analista, sugerimos o uso de algumas ferramentas para que este trabalho não fique tão pesado, como o rastreamento de requisitos e o controle de versões de códigos fontes.

Como sempre não podemos deixar de recomendar a leitura do Capítulo 7 do Babok, lembrando que temos o link para a versão digital do livro no Google Books localizado à direita do site.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio