Métricas e Indicadores-Chave de Desempenho - Técnicas para Análise de Negócio

Processos e o analista de negóciosConforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a décima sexta técnica que define como elaborar métricas e indicadores.

As métricas e indicadores tem por objetivo medir o desempenho de soluções, componentes de soluções e outras questões de interesse das partes interessadas.

Uma métrica e um nível qualificável de um indicador que a organização utiliza para medir o progresso. 

Um indicador identifica uma medida numérica especifica que representa o grau de progresso para o alcance de uma meta, objetivo, saída, atividade ou outra entrada.

O indicador-chave de desempenho e aquele que mede o progresso em relação a uma meta ou objetivo estratégico. 

O reporte e o processo de informar as partes interessadas a respeito das métricas dos indicadores em formatos e intervalos especificados.

Indicadores

Devem ser:

  • Claros e precisos,
  • Relevantes
  • Econômico disponível por um custo razoável,
  • Adequado e fornecendo base suficiente para avaliar o desempenho
  • Quantificável que possa ser validado de forma independente

Com o passar do tempo, alguns indicadores podem mostrar fraquezas e necessitarão de aperfeiçoamento.

Métricas

  • Pode ser um ponto especifico, um limite ou intervalo.
  • Um intervalo pode ser útil para um novo indicador.
  • O limite de tempo para alcançar a métrica pode ser plurianual, anual ou trimestral, ou ainda mais frequente, dependendo da necessidade

Estrutura

Para o estabelecimento de um sistema de monitoramento e avaliação, requer procedimentos de coleta de dados, analise de dados, reporte e a coleta de dados da linha base. A linha base e usada para aprender sobre o desempenho recente e para mensurar o progresso daquele ponto em diante, devendo ser coletada para cada indicador, analisada e reportada.

Três fatores-chave são existentes para a avaliação da qualidade dos indicadores e suas métricas, confiabilidade, validade e oportunidade.

Confiabilidade – representa o quanto a abordagem de coleta de dados é estável e consistente ao longo do tempo e espaço

Validade – representa o grau em que os dados são claros e refletem uma medida direta do desempenho que a organização precisa seguir.

Oportunidade – é a adequação da frequência e latência dos dados à necessidade que os gestores possuem.

Reportes

Comumente é utilizado a comparação da linha base, métricas atuais e métricas alvo entre si, com os cálculos das diferenças apresentadas. Recomenda-se o uso de gráficos para a apresentação das informações.

Quais são as vantagens?

Estabelecer um sistema de monitoramento e avaliação permite que as partes interessadas possam compreender o quanto a solução atende a um objetivo e o quão efetiva foram as entradas e as atividades para o desenvolvimento da solução (saídas), além e claro de facilitar o alinhamento organizacional, vinculando metas a objetivos, soluções de suporte, tarefas, etc.

Quais são as desvantagens?

Coletar dados em excesso além do necessário, poderá resultar em gastos desnecessários na coleta e na, analise de reporte. Também irá desviar a atenção dos membros dos projetos em outras responsabilidades, em projetos ágeis, isso é particularmente relevante. Utilizar programas que absorvem informações em excesso, ou que sejam burocráticos e não emitam reportes úteis podem prejudicar o tempo de resposta na tomada de decisão para correções e ajustes.

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