Análise de decisão - Técnicas para realizar um bom trabalho

Processos e o analista de negócios
Conforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a oitava técnica que sugere como o Analista de Negócio deve realizar a Análise de decisão.

Como tomar aquela decisão em determinados casos? O problema  ou solução requer um pouco mais de apoio para seja direcionado a decisão mais apropriada. Esta técnica normalmente é utilizada em casos complexos ou incertos, exigindo algumas habilidades específicas do Analista de Negócio.

Casos complexos e incertos normalmente possuem vários cenários, como se fossem situações em que vemos em filmes de ação, quando se diz "Plano A", "Plano B", "Plano C", etc.

O grande ponto é que mesmo nos "Planos", existem inúmeros "se e senão", o que muda a rota para a solução dentro de um problema. O Analista precisa compreender que para uma decisão eficaz ele precisa conhecer:


  1. Os valores, metas e objetivos que são relevantes para o problema ou tomada de decisão;
  2. Qual a natureza da decisão que deve ser tomada;
  3. Quais as áreas de incertezas que afetam a decisão;
  4. Quais as consequências de cada decisão possível;
Como descrito na área de conhecimento da Análise Corporativa, podemos mapear e estruturar um problema de decisão. A análise de decisão é baseada em um modelo matemático, o que requer que o Analista conheça forma para criar este ranking.

Normalmente é adotado o modelo de Análise Financeira, pois o mercado primeiramente olha para o custo-benefício, ativos organizacionais, etc. Este processo lembra a montagem de uma RFP¹, no qual você precisa dizer quais os requisitos para que determinada solução ou produto seja aderente ao seu negócio.


Quais são as vantagens de utilizar esta técnica?

Ela é eficaz para determinar o valor esperado de um cenário alternativo, apoiadas no modelo financeiro que possibilita a visão dos custos envolvidos, forçando com que os envolvidos possam olhar mais criticamente a importância dada para cada uma das alternativas.

Quais as são as desvantagens?

Requer que o Analista tenha conhecimentos e habilidades específicas para executar com precisão, como exemplo cálculos matemáticos, probabilidade, etc. Em alguns casos o resultado da análise pode ser superestimado ou não podem ser compreendidos pelos envolvidos. Os envolvidos no processos estar relutantes quando ao resultado apresentado.



¹Request For Proposal: Solicitação enviada ao mercado para verificar quais empresas estão interessadas em realizar o desenvolvimento do produto, comparação de custos, etc. Fonte: Wikipédia.

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