Modelagem de dados - Técnicas para realizar um bom trabalho

 Processos e o analista de negóciosConforme descrito no tópico Técnicas para realizar um bom trabalho - Análise de Negócio, abordarei com mais detalhe a sétima técnica que define como o modelo de dados e seus domínios funcionam, seus relacionamentos e suas dependências.

O Modelo de dados normalmente é apresentado como um diagrama,  contendo um ou mais documentos que descreve cada domínio, regras, conceitos do negócio.

Os modelos de dados normalmente tem sua base em um Dicionário de Dados e Glossário e pelas regras de negócio, para que exista a compreensão e o entendimento durante o desenvolvimento de uma solução.

Os dois tipos de modelos mais comuns utilizados são o Diagrama de Entidade-Relacionamento (DER) e o Diagrama de Classes, porém existem outras notações em uso. O tipo adotado está ligado com a tecnologia que a organização utiliza, como exemplo o DER é utilizado quando o banco de dados relacional, o Diagrama de Classes quando o desenvolvimento é orientado ao objeto.

Para uma melhor compreensão sobre este tópico recomendo a leitura do Capítulo 9, item 7.3, página 170 do Babok v2.

Quais são as vantagens de utilizar esta técnica?


Modelos de dados oferecem flexibilidade em diferentes níveis de descrição, durante o planejamento, análise, desenho e implementação.

Quais as são as desvantagens?

Por sem um diagrama, pode ser complexo para pessoas que não são familiares a esta técnica. Se a orientação não for passada corretamente aos interessados, pode ser difícil para os envolvidos entender e ter um bom relacionamento com a técnica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio