A Análise de Negócio e o Analista de Negócio

Processos e o analista de negócios
Por definição o BABOK possui as descrições das práticas que geralmente são aceitas no campo da análise de negócios.

Para saber o que um Analista de Negócios faz é preciso em um primeiro momento saber o que é a Análise de Negócios.

A análise de negócios não se trata apenas de conversar com os clientes, descrever documentos como um simples "de-para" do que o foi dito para a área de Tecnologia ou retransmitir para uma consultoria executar como um plano de ação.


O processo se trata de um conjunto de atividades e técnicas que são utilizadas para servir de "ponte" entre as partes interessadas no processo (clientes internos e/ou externos). 

É preciso que o Analista esteja disposto a ouvir e compreender a necessidade de seu cliente e conhecer a estrutura do processo, que pode envolver políticas (organizacionais, governamentais e até internacionais - dependendo do modelo de negócio que está sendo tratado).

Uma vez que o Analista conhece todo o ambiente que está tratando ele poderá recomendar uma solução que possibilite o alcance das metas propostas pela demanda.

O Analista de Negócios deve analisar e sintetizar as informações fornecidas pelas pessoas que interagem diretamente sobre o negócio em questão, como clientes, colaboradores, profissionais de TI, gerentes, diretores.

Como em qualquer processo de análise, o Analista deverá desvendar quais são as reais necessidades das partes interessadas, pois muitas vezes o cliente não sabe explicar ou o melhor caminho para a solução do problema.

O Analista de Negócio deverá ter em mente que ele precisa se comunicar constantemente, segundo o PMBOK, gastamos cerca de 90% do nosso tempo nesta área de comunicação e o BABOK nos deixa claro que não será diferente.

Conforme o BABOK diz:
O grupo dos praticantes de análise de negócios não se limita a pessoas com o cargo de "Analista de Negócios", mas inclui também: analistas de sistemas de negócios, analistas de sistemas, engenheiros de requisitos, analistas de processos, gerente de produtos, responsáveis por produtos (product owner - SCRUM), analistas corporativos, arquitetos de negócio, consultores ou qualquer outra pessoa que executa as tarefas descritas no Guia BABOK, incluindo aqueles que executam disciplinas relacionadas como gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, QA (quality assurance - garantia de qualidade) e desenho de interface.

Nas próximas publicações procurarei abordar ás áreas que o BABOK defini como as habilidades que um analista de negócio precisa desenvolver, para que obtenha sucesso em seus projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lições Aprendidas – Técnicas para Análise de Negócio

Business Model Canvas (BMC) ou Modelo de Negócio utilizando Canvas