Análise de regras de negócio - Técnicas para realizar um bom trabalho
As políticas organizacionais normalmente nos dão uma direção a ser seguida e também nos restringe em certos pontos. Porque estamos falando sobre as políticas da organização? Estas políticas são diretivas que apoiam o negócio da organização. Desta forma o Analista de Negócio deve conhecer qual(is) são a(s) política(s) da empresa com relação ao seu negócio / mercado.
Uma regra de negócio deve estar apoiada as políticas de negócio da organização, ser testável. O Babok descreve os princípios básicos que o Analista de Negócio deve declarar ou gerenciar as regras.
- Declaradas em terminologia apropriada para permitir que especialistas no assunto validem as regras;
- Documentadas independentemente de como elas serão impostas;
- Declaradas em nível atômico e formato declarativo;
- Separadas dos processos que a regra apoia ou restringe;
- Mantidas em forma que permita que a organização monitore e adapte as regras conforme as políticas do negócio mudem.
As regras de negócio normalmente possuem termos do negócio, que muitas vezes são desconhecidos por algumas pessoas - novas contratações, pessoas que atuam em segmentos diferentes (ex: Jurídico e Ti) - requer a criação de um glossário¹ para o alinhamento de conhecimento entre as partes envolvidas.
O Babok divide em duas categorias as regras, sendo Operativas e Estruturais.
- Operativas
São regras impostas pela organização como questões políticas, sendo um guia de boas práticas para se trabalhar na mesma.
Normalmente tem por objetivo fazer com que as pessoas devam tomar as suas decisões baseadas nas questões políticas.
Em alguns casos algumas regras possuem suas exceções o que remete a análise e avaliação, verificando se esta regra deve ser excluída ou re-escrita.
Ex: Um pedido não deve ser tirado quando o endereço de cobrança fornecido pelo cliente não corresponder com o endereço registrado na companhia do cartão de crédito. - Estruturais
São destinadas a auxiliar na categorização da regras, que podem mudar ao longo do tempo. Uma vez que elas estruturam o conhecimento da organização, elas não podem ser violadas, porém, podem ser mal aplicadas.
Ex: Um pedido deve ter relacionado um e apenas um método de pagamento.
Quais são as vantagens de utilizar esta técnica?
Definir claramente qual a estrutura da organização, permite que a organização possa fazer mudança sem alterar seus processos. Os impactos das mudanças às regras de negócio pode ser avaliado mais facilmente, quando documentadas separadamente dos processos que elas detalham.Quais as são as desvantagens?
Organizações podem produzir longas listas de regras de negócio. Regras de negócio podem contradizer umas às outras ou produzir resultados imprevistos quando combinadas. Recomenda se o questionamento de algumas regras de negócio com relação a relevância para o mesmo.
¹Glossário: Será abordado no próximo artigo como a quinta ferramenta de Análise de Negócio.
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